Historia
Acerca da ESPG
ESPG
História da ESPG
A Escola Secundária Pedro Gomes é uma escola que prima pela qualidade, aberta a reflexão e a inovação que dialoga com a sociedade, caminhando sempre rumo a um ensino de qualidade.
Escola Secundária Pedro Gomes – ESPG é uma instituição de preparação técnica, científica, cultural e de formação humanista nos valores de responsabilidade, participação, tolerância e trabalho, que, lado a lado com a comunidade, desenvolve um esforço partilhado de formação e educação. Começando a funcionar no ano lectivo 1987/1988, como extensão do liceu Domingos Ramos de seguida anexo do Liceu Cónego Jacinto.
Depois de vicissitudes várias foi no ano letivo 1997/1998, por portaria nº85/97, publicado no B.O. nº50/97 1º série de 29 de Dezembro, que o governo cria através do então Ministério da Educação, Ciência e Cultura a Escola Secundária de Achada Santo António, denominado Escola Secundária Pedro Gomes e o respectivo quadro e por despacho da sua Excelência o Ministro da Educação de 06 de Maio de 1998 foi deferida a proposta de 24 de Abril, como o dia da Escola Secundária Pedro Gomes.
1987
Começou a funcionar, como extensão do liceu Domingos Ramos de seguida anexo do Liceu Cónego Jacinto.
1997
Por portaria nº85/97, publicado no B.O. nº50/97 1º série de 29 de Dezembro, que o governo cria através do então Ministério da Educação, Ciência e Cultura a Escola Secundária de Achada Santo António, denominado Escola Secundária Pedro Gomes.
1998
Instituída o dia 24 de Abril, como o dia da Escola Secundária Pedro Gomes.
Nesses últimos anos tem-se vindo a construir uma imagem positiva da Escola, através da implementação de alguns projetos como: Oficina de Língua Portuguesa, Equipa de Apoio Pedagógico, semana das nacionalidades, cantinho da amizade, intercâmbios, aquisições de novos equipamentos para a sala multiusos, segurança em ambiente escolar, projecto refeição quente aos alunos mais desfavorecidos, pintura interna das salas, prevenção das DST, álcool, drogas e outros.
Em Março de 2007 saiu o primeiro jornal da Escola Secundária Pedro Gomes que é o resultado de um trabalho árduo de um colectivo de professores e alunos ávidos por cultura e comunicação e pretende não somente informar e entreter os alunos e incentiva-los ao hábito da leitura e da escrita, além de funcionar como meio de integração. Em Abril de 2019, por altura da comemoração do dia da escola saiu a segunda edição do jornal da ESPG.
Situação geográfica e população
A Escola Secundária Pedro Gomes situa-se no meio de Achada Santo António, próximo da Escola Básica Nova Assembleia, nas redondezas da Assembleia Nacional. A zona de Achada Santo António está dividida em duas partes: uma velha que antes era habitada, essencialmente, por pescadores e uma nova, onde se situa a escola.
A população residente na localidade é oriunda de variadíssimas regiões do país e a actividade económica dominante é o comércio. Relativamente às estruturas sócio culturais existentes é de salientar alguns bares pubs, discotecas e salões de jogos.
No que diz respeito à infra-estruturas de base, tem um posto de correio, duas esquadras policiais, várias agências bancárias, um centro de saúde, a Assembleia Nacional, várias repartições administrativas e um Centro Cultural da Embaixada Portuguesa.
A oferta educativa abrange os níveis do 7ºano ao 12ºano do ensino secundário, funcionando das 7h 30 ás 12h 30 e das 13h 00 ás 18h 00.
Grande parte dos alunos desta escola pertence a famílias com baixo nível socio-económico e cultural que tem origem em factores como:
- Alcoolismo;
- Separação dos pais;
- Desemprego;
- Carências económicas;
- Habitação precária;
Contudo, existem alguns alunos provenientes de meios familiares, socio-económicos e culturais mais satisfatórios.
De uma forma geral, poucos Encarregados de Educação está receptível e preocupada com o processo de aprendizagem dos seus filhos. Não chega a 50% dos encarregados que participam nas reuniões para que são solicitados.
Tendo em conta que esses problemas ultrapassam a capacidade da Escola, da comunidade local e o próprio Ministério da Educação e tratando-se assim, de uma Escola que conta com alunos com dificuldades sociais várias, a Direcção, os professores e os alunos da Escola vêm fazendo um grande esforço no sentido de conseguir parceiros que possam contribuir na minimização dos problemas, de forma a oferecer por sua vez, melhores oportunidades de ensino aprendizagem a esses alunos que de outra forma não teriam acesso, contribuindo assim para romper com o ciclo de pobreza que grassa a maior parte dos seus bairros.
A Escola Secundária Pedro Gomes associou-se à Rede do Sistema das Escolas Associadas da UNESCO em 1999, por intermédio do senhor José António de Pina, que chegou a lecionar na nossa Escola antes de pertencer à Comissão Nacional para a UNESCO.
A rede do Sistemas das Escolas associadas da UNESCO, criada pela UNESCO em 1953 é uma rede internacional de mais de 6000 estabelecimentos escolares em 164 países (Maio de 2000).
A Rede realiza projetos pilotos a fim de melhor preparar os jovens e os professores a vencer desafios acuais e futuros e a promover a educação por uma cultura de paz e de compreensão internacional.
Os projetos pilotos da Rede coroados de sucesso, como o do projeto de educação dos jovens para o património mundial, são concebidos para terem um efeito multiplicador: as inovações são incorporadas nos programas escolares clássicos a fim de que outras escolas possam aproveitar.
Temos a ocasião de aprofundar a reflexão e tomar medidas concretas para criar uma cultura de paz nas salas de aula, nos recreios das escolas, na família, na sociedade, no pais e no mundo inteiro.
A Rede leva as actividades experimentais e os projetos pilotos a reforçarem as dimensões humanas, culturais e internacionais da educação contribuindo assim ao progresso da educação para responder às necessidades urgentes e aos desafios de século XXI.
- 1ª Presidente da Rede de Escolas associadas da UNESCO – Maria Alexandra Dias
- 2ª Presidente – Lídia Spencer
- Coordenadora – Maria José Pires
Atividades desenvolvidas pela ESPG enquanto Escola Associada:
- Visita à ilha de Goré (1 professora e uma aluna)
- Projeto Biodiversidade
- Projeto Património, Patrimónios
- Projeto Sandwatch