Cooperação e Intercâmbio
Atividades
Atividades
Apresentação do projeto
Este projeto de cooperação e intercâmbio entre a Escola de Amúrio e Aresketa Ikastola e a Escola Secundária Pedro Gomes visa o alargamento de horizontes culturais, através da troca e partilha de experiências e contacto com culturas diferentes.
A cooperação entre Cabo Verde e Espanha tem sido desenvolvida em vários setores, entre os quais a educação, o qual tem contribuído para o enriquecimento sociocultural dos nossos países.
Assim, perspetiva-se com o presente protocolo a promoção das nossas Escolas, numa cultura de solidariedade e interajuda em diferentes domínios, com vista a fortalecer o papel da Educação enquanto promotora de uma cultura de paz e tolerância..
A escola constituindo-se como um espaço privilegiado de aquisição de conhecimentos, competências e novas aprendizagens, deve igualmente ser o lugar de partilha e desenvolvimento de ações de solidariedade e interajuda porque estes levam a aquisição de competências sociais e culturais. Os intercâmbios escolares produzem nas comunidades educativas o sentimento de amizade e cooperação afetiva e material que devem ser apoiados e estimulados para poderem proporcionar ganhos reais de bem-estar social e escolar nas escolas envolvidas neste projeto.
Este projeto tem como objetivo principal o intercâmbio entre a Escola de Amúrio e Aresketa Ikastola e a Escola Secundária Pedro Gomes, visando criar laços de amizade e cooperação entre alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação das duas escolas, os quais poderão desenvolver uma série de atividades: estudar a cultura dos dois países, a Língua, Geografia, História, e, realizar exposições regulares dando conta às comunidades escolares do desenvolvimento do intercâmbio.
- Este projeto tem como objetivo principal o intercâmbio entre a Escola de Amúrio e Aresketa Ikastola e a Escola Secundária Pedro Gomes, visando criar laços de amizade e cooperação entre alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação das duas escolas, os quais poderão desenvolver uma série de atividades: estudar a cultura dos dois países, a Língua, Geografia, História, e, realizar exposições regulares dando conta às comunidades escolares do desenvolvimento do intercâmbio.
- Criar laços de amizade e cooperação entre alunos, professores, pais e funcionários das nossas escolas;
- Aprender a respeitar culturas e tradições diferentes através da compreensão e aceitação do diverso;
- Conhecer e dar a conhecer as localidades e países envolvidas;
- Colaborar na ultrapassagem de algumas dificuldades materiais através da oferta de materiais escolares e outros;
- Contribuir para aprendizagem da língua e cultura da Espanha e Cabo Verde e o aprofundamento do conhecimento da realidade dos dois Povos e Países;
- Proporcionar às duas escolas experiência que favoreçam a sua maturidade participativa, criando nelas espaços positivos de relação e cooperação quer no plano de formação cívica dos seus agentes educativos, quer na intervenção consciente e responsável na realidade sócio-educativa;
- Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos, solidários, tolerantes, e respeitadores dos outros e suas ideias, e sobretudo abertos ao diálogo.
- Trocar correspondências escolares entre alunos e professores. Cada aluno ficará responsável por “equipar” com material, o seu correspondente;
- O mesmo sucederá com os professores;
- Realizar exposições regulares dando conta as comunidades escolares do desenvolvimento do intercâmbio, através da exposição dos materiais permutados;
- Disponibilizar os espaços escolares para acolhimento de alunos e professores da Escola de Amúrio que, possivelmente, se desloquem a Cabo Verde e o acolhimento de alunos e professores Cabo-verdianos que, eventualmente, aí se desloquem;
- Formação/capacitação; Atividades culturais;
- Recolha e envio de materiais/equipamentos didáticos .
O programa de cooperação e intercâmbio será coordenado pelas responsáveis do projeto e pela diretora da Escola Secundária Pedro Gomes.
Maio 2021